texto

texto

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Gêneros Textuais e sua dinâmica

Organizam-se em gêneros tanto os textos produzidos nas situações mais básicas da comunicação (notícias, e-mails, telegramas, manuais, crônicas, etc.), quanto os textos literários, aqueles que se utilizam dos recursos expressivos da linguagem literária, em geral, com uma linguagem mais pessoal e carregada de emoções e valores.

A formação de um gênero textual é influenciada pela função a ser desempenhada, pelo público a que se propõe alcançar, pela mensagem a ser transmitida, enfim, pelo contexto em que é estruturado. Assim, cada gênero comporta variações características em sua coesão textual, na coerência entre seus elementos, na impessoalidade, e na utilização de recursos como a conotação e a denotação da linguagem.

Compreender as nuances de cada um dos gêneros textuais é essencial à própria compreensão da dinâmica da linguagem em si de maneira crítica, associando-a às relações sociais que a envolvem. Vejamos então as características de alguns dos principais gêneros textuais da nossa língua:
 
O TEXTO ARGUMENTATIVO

Este gênero guarda o espaço para a expressão da opinião do autor sobre determinado assunto. Na apresentação das idéias, o autor pode se colocar de maneira direta e pessoal, utilizando-se para tanto do discurso em 1ª pessoa e de expressões introdutórias que exprimem opiniões pessoais, como “na minha opinião”, “penso que”, etc.. Poderá manifestar-se ainda de maneira impessoal, fazendo uso da 3ª pessoa no discurso e de expressões como “convém lembrar”, “é provável que”, etc.

Em geral, os textos argumentativos apresentam três partes essenciais: a introdução, em que é apresentada a idéia principal a ser trabalhada no texto; o desenvolvimento, em que o autor apresenta os argumentos que fundamentam o ponto de vista defendido e a conclusão, em que se confirma e retoma a idéia principal apresentada.

O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

É o gênero textual mais cobrado nos vestibulares e exames do país. A avaliação geralmente paira não só sobre o vocabulário do autor e as idéias expostas, mas também em torno da sua capacidade de concatená-las logicamente e da maneira como utiliza as palavras e seus sentidos.

No texto dissertativo, o autor discorre sobre determinado tema explicando-o. Em geral, a dissertação está relacionada com a transmissão de conhecimento e não com a persuasão sobre um ponto de vista. De outro lado se encontram os textos argumentativos que, como foi visto, visam primordialmente a defesa de uma opinião. O texto dissertativo-argumentativo é aquele que, além de trazer informações e explicações sobre determinado assunto, traz também o posicionamento do autor no sentido de persuadir o interlocutor.

Assim como os textos argumentativos, convencionalmente, dividem-se em três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão). Há o predomínio da liguagem clara, objetiva e impessoal apresentada com o uso do padrão culto e formal.

A NOTÍCIA E A REPORTAGEM

A notícia é um gênero tipicamente jornalístico que tem a função de informar sobre um novo acontecimento despertando o interesse do público alvo da mensagem. Não se limita a informar sobre o fato, mas também sobre a maneira como aconteceu e o seu porquê. Em geral, divide-se em duas partes: o lead, que resume em poucas linhas as infromações essenciais sobre o fato (o quê, como, onde, com quem, por quê...), e o corpo, em que se faz o detalhamento do fato. A linguagem deve ser objetiva clara e direta e a abordagem imparcial, expondo-se fatos ao invés de opiniões.

A reportagem, por sua vez, vai além da notícia, trazendo em seu corpo não só o detalhamento do fato, mas também a análise de fatos correlatos e o aprofundamento sobre os impactos do acontecido. Embora utilize-se, como na notícia, a linguagem impessoal, na reportagem quase sempre é possível perceber a opinião ou a interpretação do repórter sobre o assunto. No desenvolvimento da reprtagem, podem ainda aparecer variadas opiniões sobre o tema tratado, proporcionando-se uma visão mais abrangente.

O TEXTO PUBLICITÁRIO

É um tipo de texto argumentativo construído para persuadir e seduzir o interlocutor. Para tanto, utiliza-se, na maioria das vezes, tanto da linguagem verbal, quanto da linguagem visual que apontam para as eventuais vantagens no consumo de determinado produto. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, mas é quase sempre direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metonímias, metáforas e da ambiguidade.


A CRÍTICA

Geralmente, aparece em jornais e revistas e destina-se à análise qualitativa de um objeto cultural (livro, filme, peça, show, etc.), sobre o qual também é apesentado um conjunto de informações. Este gênero textual também pode ser chamado de resenha crítica e é essencialmente argumentativo. Apresentando os pontos positivos de uma obra, o autor em geral visa convencer o leitor sobre o seu ponto de vista. A forma da crítica é bastante livre e elementos como a impessoalidade e o vocabulário adotado podem variar de acordo com o público a que é destinada.

A CRÔNICA 

Este é um gênero textual híbrido, que oscila entre elementos jornalísticos e literários. Surgida no Brasil há cerca de 150 anos com o desenvolvimento da imprensa, a crônica aparece entre as notícias jornalísticas inspirada no dia-a-dia, tanto pelos temas cotidianos, quanto pela linguagem livre e despojada. Opondo-se à objetividade e à impessoalidade do texto jornalístico, a crônica é marcada pela subjetividade do autor.

Apresenta-se em geral em um texto leve e curto, com espaço e tempo limitados e com poucas personagens. A narrativa pode aparecer em 1ª ou 3ª pessoa e com a utilização de recursos poéticos, de humor ou de ironia.


O POEMA

 É uma forma de composição textual marcada pela utilização do verso, cada verso corresponde em geral a uma linha do poema e o agrupamento de versos é chamado de estrofe. O texto poético é construído com a utilização de recursos como a rima, a métrica e o ritmo, no sentido de sugerir formas, imagens e sons. Há na poesia o predomínio da função poética, que explora o sentido conotativo da linguagem, privilegiando, desta forma, uma multiplicidade de leituras e interpretações.

É um dos gêneros mais antigos que acompanha as variações nas concepções de arte e nas formas de expressão artística. Assim, o conceito de poesia varia de acordo com cada movimento literário, mas pode-se dizer que a poesia mora em toda parte, permeando desde provérbios, até músicas e propagandas.


O ROMANCE 

É um dos gêneros narrativos mais utilizados na produção literária brasileira, tendo ganhado força principalmente a partir do século XIX. Em geral, apresenta a narrativa de uma trama com diversos personagens desenvolvida em tempo e espaço amplos. Comumente associado ao Romantismo, por ser uma das principais formas de expressão do movimento, também apareceu com muita força em diversos outros movimentos literários, oferecendo, por exemplo, o espaço ideal para que se desenvolvessem as críticas e análises sociais típicas do Realismo e do Naturalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário