texto

texto

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Importância dos Sinais de Pontuação na Redação

Os sinais de pontuação servem para marcar pausas (a vírgula, o ponto-e-vírgula, o ponto) ou a melodia da frase (o ponto de exclamação, o ponto de interrogação, etc.). Geralmente, estão ligados à organização sintática dos termos na frase, eles são regidos por regras.

Vírgula

Ela marca uma pausa de curta duração e serve para separar os termos de uma oração ou orações de um período. A ordem normal dos termos na frase é: sujeito, verbo, complemento. Quando temos uma frase nessa ordem, não separamos seus termos imediatos. Assim, não pode haver vírgula entre o sujeito e o verbo e seu complemento.

Quando, na ordem direta, houver um termo com vários núcleos a vírgula será utilizada para separá-los.
Na fala de Madonna, a vírgula está separando vários núcleos do predicado na segunda oração. Ex.:'
A obscenidade existe e está bem diante de nossas caras. É o racismo, a discriminação sexual, o ódio, a ignorância, a miséria. Tem coisa mais obscena do que a guerra?'

Utilizamos a vírgula quando a ordem direta é rompida. Isso ocorre basicamente em dois casos:
- quando intercalamos alguma palavra ou expressão entre os termos imediatos, quebrando a seqüência natural da frase. Ex: Os filhos, muitas vezes, mostraram suas razões para seus pais com muita sabedoria.

“O que o galhofista queria é que eu, coronel de ânimo desenfreado, fosse para o barro denegrir a farda e deslustrar a patente”.

- quando algum termo (sobretudo o complemento) vier deslocado de seu lugar natural na frase. Ex.:'Para os pais, os filhos mostraram suas razões com muita sabedoria'.

'Com muita sabedoria, os filhos mostraram suas razões para os pais'.

Observa-se que quando se faz referência à possibilidade de virgular, na verdade se deve alargar, um pouco o conceito. Um adjunto adverbial entre vírgulas poderia estar entre travessões. Não é a mesma coisa, porque qualquer alteração no texto, por inocente que pareça ser, sempre provoca em maior ou menor grau alteração de sentido. O que se quer afirmar é que, nas mesmas bases do uso da vírgula, podem-se usar outros sinais de pontuação.

Ponto-E-Vírgula

O ponto-e-vírgula marca uma pausa maior que a vírgula, porém menor que a do ponto. Por ser intermediário entre a vírgula e o ponto, fica difícil sistematizar seu emprego. Entretanto, há algumas normas para sua utilização.

- usamos ponto-e-vírgula para separar orações coordenadas que já apresentem vírgula em seu interior;
- nunca use ponto-e-vírgula dentro de uma oração. Lembre-se ele só pode separar uma oração de outra.

'Com razão, aquelas pessoas reivindicavam seus direitos; os insensíveis burocratas, porém, em tempo algum, deram atenção a elas'.

“Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte, para ver a alma.” Bernard Shaw

- o ponto-e-vírgula também é utilizado para separar vários incisos de um artigo de lei ou itens de uma lista. Ex:
[…] Considerando:
A) a alta taxa de juros;
B) a carência de mão-de-obra;
C) o alto valor de matéria-prima; […]

Dois Pontos

Os dois-pontos marcam uma sensível suspensão da melodia da frase. São utilizados quando se vai iniciar uma seqüência que explica, identifica, discrimina ou desenvolve uma idéia anterior, ou quando se quer dar início à fala ou citação de outrem.
Observe: (Percebeu? Vamos iniciar uma seqüência de exemplos, daí os dois pontos)

'Descobri a grande razão da minha vida: você'.
Já dizia o poeta: “Deus dá o frio conforme o cobertor”.'
Por descargo de consciência, do que não carecia, chamei os santos de que sou devocioneiro: - “São Jorge, Santo Onofre, São José!'

Aspas

As aspas devem ser utilizadas para isolar citação textual colhida a outrem, falas ou pensamentos de personagens em textos narrativos, ou palavras ou expressões que não pertençam à língua culta (gírias, estrangeirismos, neologismos, etc)

O rapaz ficou “grilado” com o resultado da prova.
Morava em um “flat” onde havia “playground”.


Travessão

O travessão serve para indicar que alguém fala de viva voz (discurso direto). Seu emprego é constante em textos narrativos em que personagens dialogam. Leia o texto abaixo:

-Salve!
- Como é que vai?
- Um ano, ou mais.

Pode se usar dois travessões para substituir duas vírgulas que separam termos intercalados, sobretudo quando se quer dar-lhes ênfase.
Pelé - o maior jogador de futebol de todos os tempos - hoje é um bem-sucedido empresário.

Reticências

As reticências marcam uma interrupção da seqüência lógica do enunciado, com a conseqüente suspensão da melodia da frase. São utilizadas para permitir que o leitor complemente o pensamento que ficou suspenso.
Nas dissertações objetivas, evite reticências.
Ex: 'Eu não vou dizer mais nada. Você já deve ter percebido que…'
“Num repente, relembrei estar em noite de lobisomem - era sexta-feira…”

Parênteses

Os parênteses servem para isolar explicações, indicações ou comentários acessórios. No caso de citações é referências bibliográficas, o nome do autor e as informações referentes à fonte também aparecem isolados por parênteses.

“Aborrecido, aporrinhado, recorri a um bacharel (trezentos mil-réis, fora despesas miúdas com automóveis, gorjetas, etc.) e embarquei vinte e quatro horas depois…” Graciliano Ramos

“Ela (a rainha) é a representação viva da mágoa…” Lima Barreto.

O ponto

É usado para marcar o término das orações declarativas. O ponto usado para marcar o final do texto é conhecido como ponto final.
Exemplo: 'Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta ao rei D. Manuel na qual informava sobre o descobrimento'.

Exclamação

É usado no final dos enunciados exclamativos, que denotam espanto, surpresa, admiração.
Exemplo: Atenção!, Alô!, Bom dia!.


Interrogação

É usado ao final dos enunciados interrogativos.
Exemplo:
- Tudo bem com você?
- Tudo. E você?
- Tudo bem!

Os sinais de pontuação são marcas que o redator deixou no texto para orientar o leitor. Ler é captar essas marcas. Ë claro que os sinais de pontuação são apenas uma dessas marcas. Mas, sem dúvida, a pontuação exerce relevante papel como provocador de efeito de sentido, pois pontuações diferentes expressam significados diferentes e pontuações equivocadas induzem a interpretações distorcidas.

- “Há dois anos que nos não vemos, creio eu?” (Machado de Assis: “A mão e a luva”)
Há dois anos que não nos vemos creio eu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário