texto

texto

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mais sobre pontuação

Adjunto adnominal e adverbial x pontuação

O adjunto adnominal determina ou caracteriza um substantivo, independentemente da função que este exerce na oração.
Normalmente, o adjunto adnominal é representado por uma artigo, um pronome adjetivo, um numeral, um adjetivo ou locução adjetiva ou uma oração com a função de adjetivo. ( oração subordinada adjetiva)

“A dor que se dissimula dói mais” (Machado de Assis: “A mão e a luva”).
.
Subst. Adj. Adn

Ë preciso ter cuidado para não confundir o adjunto adnominal dom o complemento nominal, uma vez que quando representado por locução adjetiva, o adjunto adnominal se apresenta com uma mesma estrutura do complemento nominal, ou seja, preposição + substantivo.
Os adjuntos adnominais são termos que se relacionam diretamente com o substantivo, por esse motivo, não emprega-se vírgula entre o adjunto e o substantivo.

“Os cabras fizeram finca-pé, gemendo.” (Rachel de Queiroz: “O Quinze”)

adj. adn. Subst.

Para aprofundar o estudo da pontuação com adjunto adverbial prende-se ao reduzido espaço e atenção que as gramáticas a manuais de português dedicam a esse assunto.
Entende-se que adjunto adverbial é o termo que modifica ou intensifica o sentido do verbo, do adjetivo ou do próprio advérbio, atribuindo-lhes ma circunstância. O adjunto adverbial recebe uma classificação semântica, ou seja, é classificado de acordo com a circunstância que acrescenta ao termo modificado.

“Quando, mais tarde, Vicente dormia, teve um sonho esquisito”. (Rachel de Queiroz: “O Quinze”)

Quanto a pontuação, emprega-se vírgula para isolar termos deslocados, principalmente adjuntos adverbiais, cuja posição normal é no fim da oração, para separar em geral adjuntos adverbiais que precedem o verbo e as orações adverbiais que vêm no meio da sua principal.

“Eu mesmo, até então, tinha-vos em má conta”. (M. de Assis: “Brás Cubas”)

Usa-se ainda, para isolar o adjunto adverbial deslocado (vírgula não obrigatória, mas aconselhada), advérbios ou adjuntos adverbiais podem ou não ser separados por vírgula , especialmente quando curtos ou constituídos de uma única palavra.
Quando mais longos, convém usar a vírgula, por questão de pausa ou clareza.

- “É melhor deixar você aqui, porque eu tenho de ir-me embora para São Paulo...” (Rachel de Queiroz: “O Quinze”)

Vocativo: um termo independente

A NGB exigiu que se situasse o vocativo dentro da oração e os gramáticos sentem dificuldade de fazê-lo. Macambira (1974, 349) tenta uma solução, distinguindo vocativo absoluto e relativo: o primeiro encontra-se “completamente solto sob o aspecto sintático”; o segundo “encontra na oração um termo a que se reporta, e que deve ser um pronome pessoal”.
O nome vocativo nos faz pensar em várias palavras ligadas à idéia de “chamar”,“atrair a atenção”, evocar convocar, evocação, vocação. Vocativo é justamente o nome do termo sintático que serve para nomear um interlocutor a que se dirige a palavra. É um termo independente: não faz parte nem do sujeito nem do predicado.
O vocativo deve ser sempre separado pôr vírgulas, qualquer que seja sua posição na frase.

- “Mamãe, disse ele, há de fazer-me o favor de mandar o chá ao meu quarto; o Estevão passa a noite comigo.” (Machado de Assis: “A mão e a luva”)

A melhor interpretação é entender vocativo como uma frase à parte. O vocativo é uma palavra frase, do tipo das frases de situação, em que o termo lingüístico liga-se diretamente a algo fora da linguagem.

Aposto: função substantivada da oração

Normalmente um substantivo subordinado a outro vem precedido de funcional e, isso não constitui função de substantivo. Há no entanto um caso em que a ligação entre os dois substantivos ocorre diretamente, sem o concurso do funcional. Essa diferença de comportamento obriga a que se considere a função assim instituída-a de aposto como sendo função de substantivo.
O aposto é um termo que amplia, explica, desenvolve ou resume o conteúdo de outro termo. O tempo a que o aposto se refere pode desempenhar qualquer função sintática. Sintaticamente, o aposto é equivalente ao termo com que se relaciona.

- “Mas esse sentimento, que pode ser e é honroso, não é decerto invencível.” (Machado de Assis: “A mão e a luva”)

O aposto é mais uma função substantiva da oração, tendo como núcleo um substantivo, um pronome ou numeral substantivo ou uma palavra substantivada. Pode-se classificar o aposto em: explicativo, enumerativo, recapitulativo e comparativo.
O aposto é separado do termo a que se refere por vírgulas ou dois pontos.
Há ainda o chamado aposto especificativo que, pôr não vir marcado por sinais de pontuação (dois pontos ou vírgulas), merece alguma atenção especial. Esse tipo de aposto é normalmente um substantivo próprio que individualiza um substantivo comum, prendendo-se a ele diretamente ou pôr meio de preposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário